quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Detentos do presídio federal recebem capacitação


Vinte e cinco detentos da penitenciária federal de Campo Grande (MS) receberam qualificação profissional em mecânica e segurança alimentar. O curso, resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), faz parte do conjunto de ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Foram três meses de aulas a distância. A capacitação incluiu instruções sobre diagnóstico e consertos de automóveis (sistema mecânico e elétrico, pintura e inspeção veicular). Na área de segurança de alimentos, os presos tiveram com noções básicas de microbiologia, contaminações, fabricação e processamento dos produtos.
A iniciativa abre as portas para o mercado de trabalho depois do cumprimento da pena. Qualificados profissionalmente os ex-detentos poderão gerar renda para a família e terão mais condições de inserção social.
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) vai estender o curso para a unidade de Catanduvas (PR). As turmas devem ser formadas no primeiro semestre de 2009 pela Coordenação Geral de Tratamento Penitenciário (CGTP).
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, alia ações sociais com políticas de segurança pública no combate à violência. Até 2012 serão investidos R$ 6,7 bilhões.(Ministério da Justiça)


Nenhum comentário: