sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Educação aprova universidade na Serra Geral da Bahia


A Comissão de Educação e Cultura aprovou o Projeto de Lei 5717/05, do deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal da Serra Geral da Bahia. A relatora do projeto, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), considerou a matéria oportuna, "pois há muito tempo o extenso e populoso estado da Bahia se ressente de dificuldades para atender à demanda por educação superior de seus habitantes".
A Bahia só conta com uma universidade federal, localizada em Salvador. Em julho do ano passado, o Congresso aprovou a criação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, que está sendo implantada pelo governo. Ainda assim, a relatora considera que a oferta de ensino é insuficiente para atender o estado, que conta com a quarta maior população do País.
Para Alice Portugal, a escolha da cidade de Guanambi para sediar a nova universidade também foi acertada. A cidade se localiza no centro-sul do estado, "região intensamente povoada, cuja agricultura e exploração de riquezas minerais têm promovido desenvolvimento econômico e social", afirma.
Tramitação:
O projeto, que tramita em caráter conclusivo , segue para as comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por: Agência Câmara

Um comentário:

Anônimo disse...

A idéia da criação dessa necessária universidade no sudoeste da Bahia partiu do Sr. José Luis (Zezé), o qual enviou inúmeros e'mails aos Srs. Deputados e que graças a Deus está tendo avanços.
O Sr. Zezé uma pessoa simples, porém um visionário sonha diariamente com a realização dessa conquista da educação na região da Serra Geral da Bahia, e diz verá em breve seus netos se formando nessa universidade.