segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Secretaria de Educação adota telecurso para diminuir a defasagem idade-série

RIO - Com o objetivo de reduzir a defasagem nos ensinos fundamental e médio, o governo do estado assinou contrato no valor de R$ 16 milhões com a Fundação Roberto Marinho, na manhã desta sexta-feira. Com o acordo, a partir do ano que vem, o governo passa adotar o Telecurso como política pública de ensino. Inicialmente, serão oferecidas 70 mil vagas, divididas em 1.677 turmas de ensino médio e 677 de ensino fundamental em todo o estado. Cada turma terá, no máximo, 30 alunos. Com o Telecurso, os alunos completarão os ensinos fundamentais em 15 meses, e o médio em 18. A cerimônia de adesão do governo estadual ao "Projeto Autonomia", no Palácio Guanabara, contou com a presença do governador Sérgio Cabral; da secretária de Educação, Tereza Porto; do secretário geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto; e do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, que destacou as experiências bem sucedidas do Telecurso no Brasil:
- Tivemos um projeto muito grande no Ceará, no qual chegamos a 700 mil alunos e contribuímos para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) daquele estado. No Acre estamos há sete anos, com resultados muito positivos. Todo o sistema (de ensino) está caminhando para utilizar novas tecnologias.
O Telecurso é responsável pela formação de mais de cinco milhões de alunos em todo o país. O projeto, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), inclui no currículo do ensino médio disciplinas como filosofia, artes plásticas, música, teatro e sociologia. De 1995 a 2008, o Telecurso instalou 27 mil tele salas, equipadas com TV, aparelho de DVD, aparelho de som, dicionários, Atlas e mapas, no país. No total, 30 mil professores foram treinados e capacitados pela Fundação Roberto Marinho, que tem parceria com 1.500 instituições educacionais. O número de fitas distribuídas com as aulas chega a 1,8 milhões de unidades. Ao todo, 24 milhões de livros foram distribuídos para os alunos do programa.

Nenhum comentário: